Direito

Faculdade do Sudeste Goiano – FASUG

Curso de Graduação em Direito

O Curso de Graduação em Direito, realizado pela Faculdade do Sudeste Goiano (FASUG), foi autorizado pela Portaria MEC nº 1.313/2006 e reconhecimento pelo MEC em 2011, idealizado para possibilitar ao bacharel em Direito atuar como agente capaz de compreender e participar das transformações da realidade social pautada em dois objetivos: organizar a sociedade e dirimir conflitos.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Direito da FASUG atende rigorosamente aos dispositivos da Resolução CNE/CES n° 9/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso e, assim, busca aprimorar as propostas pedagógicas e preparar os acadêmicos para atender a comunidade com plenas possibilidades de sucesso e responsabilidade social, projetando-se na vida profissional com base no personalismo ético, na igualdade e na sociabilidade.

A FASUG vem se destacando na obtenção de resultados nos Indicadores Institucionais de Qualidade (IIQ), conforme divulgado pelo MEC em 2013. O curso de Direito contribuiu significativamente para o alcance deste sucesso.

Na avaliação para reconhecimento do curso, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) em 2010, alcançamos nota 3. Na renovação de reconhecimento, em março de 2015, alcançamos nota 4. Pelo Inep cursos com conceito 3 atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem e aquele que alcançar nota 5 será curso de excelência. Com o esforço coletivo tivemos expressiva pontuação em todas as dimensões avaliadas pelo Inep, quais sejam: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Continuaremos na busca pelo resultado máximo, nota 5!

No Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5 pontos, o curso de Direito da FASUG alcançou nota 4. O indicador evidencia a situação dos cursos no País, é divulgado anualmente juntamente com os resultados do ENADE. O CPC é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados do ENADE, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o questionário socioeconômico, também do Cadastro de Docentes, além da infraestrutura e instalações e recursos didático-pedagógicos.

No Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior, a FASUG alcançou nota 4, de no máximo 5. O indicador levou em conta as notas obtidas no ENADE de todos os cursos e, também, da avaliação do CPC. O curso de Administração obteve nota 3, Ciências Contábeis 4 e Direito 4.

No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), os acadêmicos de Direito da FASUG alcançaram a nota 3, de no máximo 5. O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas DCNs do curso, e as habilidades e competências em sua formação.

Para materializar os compromissos descritos no PPC de Direito a FASUG mantém um corpo docente qualificado, comprometido com o saber jurídico e com capacidade para problematizar e discutir as doutrinas que norteiam as Ciências Jurídicas aliadas às experiências em diversas áreas.  Isto porque o ensino de Direito deve garantir ao profissional capacidade de resolver conflitos, fundamentado nas leis, sem negligenciar, ter sempre a clareza de que a ordem jurídica não é legítima se não contiver e buscar o ideal de justiça. Razão pela qual, o currículo contempla disciplinas dos eixos de formação fundamental, profissional e prática, desenvolvidos em ambientes próprios, salas de aulas, laboratórios de informática, Núcleo de Prática Jurídica, biblioteca e outros espaços públicos e privados.

Atualmente duas Matrizes Curriculares estão em desenvolvimento no Curso de Direito. Uma com vigência a partir de 2010 e outra de 2014. As duas matrizes atendem com rigor as DCNs e de órgãos reguladores do campo do Direito, revelam o conjunto de disciplinas e atividades, carga horária, pré-requisitos e semestres para permitir boa qualificação profissional.

Para valorização do curso e sucesso em suas atividades é imprescindível a participação efetiva de seus professores, estudantes e corpo técnico-administrativo.

Participe. Estude. Procure o êxito em sua atividade profissional.

Pires do Rio, 6 de abril  de 2015.

Profa. Dra. Helena Beatriz de Moura Belle
Coordenadora do Curso de Direito

Calendário de Avaliações M1 – Direito 2º - Semestre de 2017

Direito

Cronograma das Atividades de TCC 2017-2 - Direito

Direito

Atividade Interdisciplinar II - Manual do Aluno

Direito

Horários para o Curso de Direito 2017-2

Direito

Avaliações / 1º Semestre de 2017 – 2ª VA - Curso de Direito

Direito

1º Colóquio de Direito - “As fácies jurídicas: Magistratura, Promotoria e Advocacia...

Direito

Matriz Curricular e ementas - vigente a partir de 2014

Direito